Info Marcas

Certamente, todos os anos, você conta os dias para chegarem as férias de verão para poder, finalmente, pegar aquela praia, não é mesmo? E quando chegam esses tão sonhados dias, o que você faz enquanto descansa na areia ou nada no mar? Apenas se diverte ou se preocupa em sair sem deixar rastros e resíduos, colaborando com a limpeza da praia?

Se você realmente quer continuar pegando uma praia sempre que tirar férias, precisa cuidar da limpeza e incentivar outros a fazerem o mesmo. Não é novidade pra ninguém que o lixo produzido por nós, humanos, é responsável por degradar o ambiente se não receber a destinação correta.

No caso dos resíduos deixados na praia é ainda mais grave. O lixo pode ser carregado para o mar e, até se decompor, pode comprometer vastas extensões territoriais.

A qualidade da água se deteriora, as espécies marinhas são afetadas, o equilíbrio do mar é comprometido e, como consequência, a bela praia de que você tanto gostava pode deixar de existir. Ou melhor, muitas das praias que você um dia visitou podem deixar de existir, pois se o lixo viaja para longe, o rastro de devastação pode ser deixado em muitas praias.

Mas atitudes muito simples e cuidados básicos de limpeza podem garantir que você tenha a praia à sua disposição, sempre bela, por muitos verões. Quer ver?

7 formas de cuidar da limpeza da praia

1. Reduza o lixo antes mesmo de sair de casa

É mágica isso? Não. É algo bem inteligente, na verdade. Se você é do tipo que gosta de levar o lanche para a praia, coloque a comida e bebida em recipientes e garrafas de plástico que você levará de volta pra casa. Evite embalagens descartáveis. Limpeza não é sinônimo apenas de remoção de lixo; significa também produzir menos lixo.

2. Separe uma sacola para colocar o lixo

Quais itens são indispensáveis na sua sacola de praia? Protetor solar, chapéu, óculos, guarda-sol e… uma sacola para colocar todo lixo que eventualmente você produzir enquanto estiver diante do mar.

É bem mais prático, pois assim você não precisa levantar-se e ir em direção à lixeira da praia sempre que tiver que jogar alguma coisa fora. Ao invés disso, concentre-se apenas em colocar tudo na sacola e, na hora de ir embora, coloque-a na lixeira da praia.

3. Atenção especial com os pets

Nem todas as praias permitem a presença de animais de estimação na areia e no mar, mas se você for a uma praia pet friendly com seu cão, lembre-se de levar uma sacola e um coletor higiênico para remover as fezes do animal. Lembre-se também de descartar os dejetos em local adequado.

4. Cuidado com o vento

Mesmo que você tome os cuidados básicos para colaborar com a limpeza da praia, o vento constante à beira-mar, combinado com o clima relaxado das férias, pode fazer com que o seu lixo seja levado pra longe. Coloque algum peso sobra a sacola para evitar que o vento espalhe os resíduos que você cuidou tanto para coletar.

5. Ensine hábitos de limpeza às crianças

Caso tenha filhos e esteja com eles na praia, estimule os bons hábitos nos pequenos. Você pode simplesmente pegar o palito do picolé que seu filho jogou no chão e colocá-lo no lixo. Isso certamente contribui com a limpeza da praia. Mas se você corrigi-lo e mostrar o local correto para o descarte, estará evitando que no futuro ele se torne uma pessoa que vai poluir o ambiente.

6. Não deixe nada para trás

Ao ir embora, preste atenção se não ficou nenhum objeto pessoal para trás – chinelos, óculos, embalagens de comida ou de filtro solar. Coisas abandonadas sem querer acabam virando lixo. Além disso, você não quer ter prejuízo e perder seus itens de praia, não é mesmo?

7. Participe de mutirões de limpeza

Quem quer se engajar mais na causa e contribuir amplamente com a limpeza da praia pode entrar em contato com organizações ambientais especializadas. Por exemplo, desde 1986, sempre em setembro, é realizado o Dia Mundial de Limpeza de Rios Praias. A iniciativa é da ONG norte-americana The Ocean Conservancy, mas se espalhou pelo mundo todo. Voluntários se reúnem para recolher lixo das praias e rios e removem toneladas de resíduos. Uma experiência recompensadora.

FONTE: EMPRESAS MINISTER

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário