Info Marcas

Praia combina com sol, que combina com calor, que combina com mar, que combina com esporte, que combina com curtição, que combina com educação. Sim! Praia e educação tem tudo a ver.

Nesse lugar lindo e democrático chamado praia, preservar a natureza, a fauna, o mar, as pessoas é a grande sacada. Com algumas atitudes simples, mas muito valiosas, você faz sua parte, ajuda o meio ambiente e garante o melhor da sua praia e do verão. Cuidar é mais simples do que você imagina e, ao mesmo tempo em que você preserva o meio ambiente, você está fazendo a sua parte positiva no mundo. Nós preparamos algumas dicas para você adotar neste verão e compartilhar com seus amigos. Confere só!

 

  1. Recolha seu lixo

Além de sujar a praia e estragar seu lindo visual, o lixo é uma séria ameaça para a vida selvagem e para as pessoas.  Os resíduos e materiais deixados na areia podem ser arrastados para o mar, assim como os itens jogados por barcos e pescadores no mar podem vir para a praia. O prejuízo é grande! Muitos animais acabam ficando presos em sacolas plásticas, por exemplo, causando lesões e muitas vezes sua morte. O custo para a limpeza e recolhimento do lixo também é muito alto. Assim, levar aquela sacolinha e recolher todo lixo produzido durante sua estadia na praia, vai fazer um bem danado para todos!

 

  1. Deixe seu Pet em casa

Por lei, é proibido levar animais domésticos à praia em diversas cidades do país. Florianópolis é uma delas. A presença de animais nas praias de Floripa é proibida desde 2001, de acordo com a lei 094/01, Art. 8º, que diz: “É expressamente proibida a presença de cães, gatos ou outros animais em praias a qualquer título”. A lei também é válida para as lagoas, como a Lagoa da Conceição e a Lagoa do Peri, e parques e locais públicos da cidade.  A presença dos animais aumenta o risco de contaminação por zoonose às pessoas. E por mais amor que tenhamos amor aos nossos amiguinhos, essa visita à praia pode trazer risco até mesmo para eles, pois ali também é um ambiente onde podem contrair doenças, além deles serem muito sensíveis com relação ao calor e sol.

 

  1. Preserve a natureza

Florianópolis, principalmente a região da Costa Leste, possui muitas trilhas com restingas, que dão acesso à praia. Essas áreas possuem uma rica flora, com uma variedade de plantas nativas, abrigando pássaros e outros animais das mais diversas espécies. Portanto, toda vez que você tiver que passar por esses lugares, tente ao máximo não abrir novas passagens, arrancar ou destruir qualquer vegetação que seja. Outro bom motivo para você preservar esses acessos é o fato de que, a restinga acaba inibindo a avanço da areia para a rua. Dessa forma, preservar a cuidar também da sua cidade e do seu bairro.

 

  1. Dirija devagar

É claro que você não anda de carro na praia, mas muitas vezes, para ir até ela, você utiliza deste meio de transporte. Lembre-se sempre de dirigir com cuidado e segurança. Nesta época, muitas pessoas estão mais relaxadas, curtindo a paisagem e a natureza. Portanto faça sua parte e respeito o trânsito em todos os lugares e momentos.

  1. Respeite a bike

Em Floripa, o uso de bike para ir à praia ou até mesmo para trabalhar e fazer atividades diárias é bem grande. A cultura da bicicleta, principalmente na costa leste, se faz presente e por isso é preciso ficar atento para respeitar a distância de 1,5m de uma bicicleta ao ultrapassar, conforme o art.201 do Código de Trânsito. Caso não tenham espaço, basta mudar de faixa. Se não houver uma segunda faixa, é preciso aguardar para fazer uma ultrapassagem segura, que não coloque em risco o ciclista, a sua e de outros motoristas.

  1. Educação se passa a diante

Ter educação na praia é um hábito que você deve cultivar na sua vida e também passar a diante. Sempre que ver uma pessoa fazendo algo que prejudique a praia e todo o seu ambiente, converse com ela e exponha os benefícios de cuidar da natureza. Participe de mobilizações de preservação e sempre compartilhe informações para que sua família e amigos também estejam engajados neste importante causa. No mais, aproveite e relaxe neste paraíso.

FONTE: BUZZ

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário