Info Marcas

O que muitos ainda não conseguem distinguir é a questão de que a sustentabilidade está diretamente ligada a atividades e ações que visam suprir as necessidades dos seres humanos, por meio do desenvolvimento material e econômico, sem causar danos ao meio ambiente. Os recursos naturais são utilizados com consciência, garantindo que as gerações futuras os tenham sem que as atuais precisem abrir mão deles.

Mas por que a sua empresa deve se importar com a sustentabilidade?

Embora as empresas enxergarem a sustentabilidade como aumento de lucro, a ação vai muito além disso. Poucos empresários entendem que seu empreendimento é relevante para toda a sociedade (empresas pagam impostos, contratam pessoas, usam recursos ambientais e sociais de todos), e para uma empresa se tornar sustentável é necessário administrar o retorno econômico com suas obrigações sociais e ambientais.

O que precisa ser necessário é que as empresas acreditem que a é possível combinar os lucros com a sustentabilidade. Para isso é importante mudar, não somente as atitudes, mas as crenças e valores da mesma. Aqueles empreendedores que tiverem o foco somente no lucro, sem se preocupar com a inserção das empresas na sociedade, vão ver suas receitas diminuírem no médio prazo e suas chances de sucesso, reduzidas.

Como ter práticas mais sustentáveis?

Devemos deixar claro que, assim como empresas, dentro da sua casa a sustentabilidade também devem ser um fator de extrema importância. E você quer saber como atitudes e comportamentos de uma única família ou empresa podem ajudar o seu país a ser mais sustentável?

Ser sustentável é essencial para a preservação do meio ambiente. Com ações sustentáveis os recursos naturais não se esgotam, podendo ser utilizados por gerações futuras, por isso, quando você faz a sua parte, deixa de prejudicar o meio ambiente.

Para as empresas, a sustentabilidade não é somente um benefício ao meio ambiente, mas sim um retorno que ganha. Ao mesmo tempo em que a empresa contribui para o meio ambiente, ela adquire as vantagens de economia na conta de luz e ganho extra com a reciclagem de produtos, em relação aos custos diretos, por exemplo. Mas quando a relação é diretamente com o consumidor, passa a ser vista como uma empresa responsável e servir de exemplo para seus funcionários.

Além do próprio governo reduzir alguns impostos, de acordo com os certificados que as empresas obtenham por adequar o meio ambiente.

Separamos algumas dicas de como você pode ajudar nosso planeta na sua casa e na sua empresa.

• Reduzir o uso do carro, evitando a emissão de gases causadores do efeito estufa;

• Separar o lixo reciclável do orgânico;

• Não jogar óleo de cozinha em ralos de pias — o óleo contamina as águas e mata os ecossistemas nela presente;

• Utilizar energia renovável, como a energia solar, por exemplo;

• Poupar energia, assim você ajuda na economia de água também;

• Fazer uso de produtos reciclados ou reciclar as próprias embalagens. O EPS Isopor® é um ótimo aliado do meio ambiente, sendo um plástico 100% reciclável;

• Verificar a infraestrutura da empresa, para garantir que não está ocorrendo nenhum vazamento de água, ar condicionados ligados sem necessidade, utilização excessiva de papéis, entre outros;

• Produzir somente matéria-prima necessária, evitando que estrague;

• Utilizar de embalagens que não agridam o meio ambiente e sejam fáceis de reciclar, como o EPS Isopor®, por exemplo;

• Mudar a crença da empresa para que os colaboradores da empresa a terem hábitos mais sustentáveis.

Como o EPS Isopor® ajuda na sustentabilidade?

Quando abordamos a questão de empresas se preocuparem com a sustentabilidade, de fato temos uma questão em relevância: as embalagens. Reforçamos cada vez mais a importância de utilizar produtos que ajudem o país na sustentabilidade.

Por anos o EPS não era reconhecido como aliado do meio ambiente, mas hoje muitas pessoas já retiraram essa visão equivocada. O material, segundo Silvia Rolim, assessora técnica da da Plastivida, Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos explica que o fato de você usar o EPS não te faz ambientalmente errado.

Knauf Isopor®, por exemplo, tem capacidade para reciclar o produto nas fábricas e incentiva as indústrias e pessoas a entregarem o material usado para o processo. “Não só o EPS Isopor® de supermercados, shoppings e locais públicos em geral que geram grande quantidade, mas também trabalhamos para que o EPS Isopor® doméstico chegue até nós. Ficamos satisfeitos em colaborar”, comenta Priscila Sucadolnik, executiva de Marketing da Knauf Isopor®.

 

FONTE: MUNDO ISOPOR 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário